sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Olá gente linda e pra frente! Como anda essa beleza?

Hoje o Vulva vem usar desse espaço virtual e grátis livre pra comentar uma notícia que saiu em alguns sites e deixou algumas pessoas zuuper chocadas. Como esse povo gosta de ver fim do mundo em tudo, vamos respirar fundo e analisar os dados.


A notícia é “Pai usa saias para apoiar filho de 5 anos que gosta de usar vestidos” e você pode conferir clicando aqui. Pois bem, a notícia fala de um pai que decidiu usar saias para apoiar o filho que prefere usar vestidos e vinha sofrendo bulliyng. De acordo com o pai, ele não podia deixar o filho a mercê do preconceito alheio, e resolveu mostrar em si mesmo que o filho poderia se expressar como quisesse.

O fato é que essa notícia causou uma overdose de conservadorismo nos comentários, e muita gente abriu a boca pra jorrar moralismos e regras. Porém poucas pessoas se preocuparam em refletir sobre o fato.

Por que incomoda tanto um homem utilizar roupas ditas femininas? Afinal, roupa é algo natural? O que é ser homem ou mulher? Muitas dúvidas! Vamos ver alguns comentários que rolaram lá na página do Yahoo, onde a notícia foi veiculada.


"Mudar o curso das coisas"?? E desde quando roupa é natural?
Há não muito tempo atrás, durante a Época Renascentista por exemplo, homens utilizavam de perucas, salto alto, maquiagem e saias. Era um símbolo de nobreza e eles eram muito respeitados por isso. Nossa sociedade muda constantemente, e a vestimenta acompanha o momento histórico. Sem contar que ninguém nasce com roupa nenhuma, e durante a história as pessoas já se vestiram de formas bem diferentes. Não existe nada de natural na roupa. Nos vestimos de acordo com o padrão social de nossa época, e isso é uma imposição. Hoje é absurdo um homem usar roupas ditas femininas, assim como era também um absurdo mulheres usarem calça até por volta do início do século passado.

Alooo sociedade???
Engraçado que a autora (sim, foi uma mulher) do comentário diz que deveríamos esperar a criança crescer pra que ela tenha real possibilidade de escolher o que quer. Então, deveríamos deixar a criança nua até a adolescência correto? Porque já existe a imposição! Já decidimos por ela que meninos se vestem assim e meninas assado. E outra coisa: qual o grande problema de um menino usar saias? Isso deve ser comparado a um crime?
O problema meuzamigos, é que usar saia faz com que o menino se assemelhe a uma menina, e ser menina não é algo muito bom em nossa sociedade sabe? É algo menor, desvalorizado. Então um menino usar uma roupa feminina é tipo abdicar do grande poder que lhe foi dado por deus. Mulheres usam roupas ditas masculinas a todo o momento, e não são recriminadas, mas um homem usar saias é absurdo, afinal ele tem que afirmar que é machão a todo momento. E aí nós vamos criando homens brutamontes, grossos, machistas, violentos, homofóbicos, etc. E aí quando crescem encontram um mundo bem diverso e não sabem lidar com isso. Agridem suas mulheres, batem em gays nas ruas e não sabem dar vazão aos seus sentimentos. Homem não chora! Ele desconta sua frustração com pancadas. É isso que ensinamos aos nossos meninos todos os dias.

Seria muito bom falar um pouco sobre a diferença entre "identidade de gênero" e "orientação sexual", porque tem muita gente achando que usar saia é sinônimo de ser gay. Mas @ ti@ Vulva aqui deixa a promessa de um post logo logo sobre o assunto. 

E vocês, o que acham? Deixem nos comentários suasbelezuras.

1 comentários:

Henrique disse...

Parabéns para esse pai. Ele teve empatia, mas não como recompensa à frustração social do filho, o que muitos pais tendem a fazer... Ele foi além e revolucionou, colocou cara à tapa, comunicou para além das vidas da escola de seu filho! Esse menino não vai precisar crescer pra ver nada, ele já está vendo e vivendo o novo.